Meu novo Blog

Cheque meu novo blog, espero sua visita!

www.elainemartini.blogspot.com

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Post por Nandy - www.semessadefofinha.blogger.com.br

Até quando perder peso é saudável?









Modelo francesa Isabelle Caro

Essas fotos tratam-se de uma campanha publicitária de moda, contra a anorexia. Será?

Ao olhar essas fotos muitos podem sentir nojo, pavor, pena... Ou como eu, na primeira impressão nem mesmo acreditar e pensar que trata-se apenas de uma montagem dessas feitas no computador.

Mas infelizmente é a realidade de várias meninas no mundo e no Brasil também. Estive "googlando"e achei diversos blogs de meninas brasileiras que são adeptas a esses modos diabólicos para emagrecer, a tal anorexia e bulimia. Não vou pôr links e expôr as meninas porque não estou aqui para julgá-las. Mas é fácil achar.

Elas sempre se enxergam gordas e fazem todo tipo de sacrifício pra emagrecerem cada vez mais. Em um blog a menina fala que ficar magrinha simboliza leveza e “fragilidade”. (Realmente, fragiliza tanto o corpo que chega a matar.)Em um outro blog a menina fica feliz por ter feito “dieta correta” durante um dia comendo apenas pela manhã, 6 nuggets e coca ligth e caminhado durante 3 horas! Mas no outro dia comeu de tudo e “miou”, quer dizer vomitou todo o “excesso”, não “tudo” como ela fala.

Outra está com sérios problemas de inflação na garganta, por machucá-la pra forçar o vômito. Uma delas diz que devemos cultivar borboletas no estômago e uma outra de 1.69 de altura quer pesar 45

kg! E pasmem, já pesa 50 e pela foto dá pra ver que está magríssima! Quando elas falam voar, significa morrer! Uma delas acha linda a carta que Ana Carolina Reston deixou antes de sua morte e diz querer deixar uma também quando for “voar”.

Relatos pavorosos que pra elas parecem normais.

Segundo os médicos, tratam-se de transtornos ou distúrbios alimentares.

Anorexia: As pessoas que têm anorexia são caracterizadas por terem o peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo que leva o paciente a ver-se como “gordo”. Apesar de estas pessoas serem magras, vêm-se como pessoas com excesso de peso, o que os leva a ficar horas e horas sem comer. Comendo apenas menos de 20% da dose diária recomendada de calorias.

Bulimia: A bulimia não é muito diferente da anorexia mas tem algumas diferenças. As bulímicas, passam várias horas sem comer e quando sentem fraqueza ingerem uma grande quantidade de calorias, mas sentindo-se culpadas e arrependidas, provocam o vômito, para compensar as calorias ingeridas.

Acho que todos devem se lembrar do caso de Ana Carolina Reston, a linda e jovem modelo que morreu por causa da anorexia.

Acredito que vários casos com meninas anônimas devam ocorrer, mas que não são divulgados pela mídia.

A grande culpa de casos como esses com certeza tem sido a mídia, a imprensa e a indústria da moda. Principalmente a essa última que tem feito tamanhos de roupas cada vez menores, levando a mais centrada das mulheres maduras a se acharem gordas, que dirá meninas em fase de transformações e tantas dúvidas quanto as adolescentes?

Já vimos diversos casos de atrizes famosas, inclusive internacionais sendo duramente recriminadas por causa de suas “celulites” ou seu "excesso de peso".

No começo de sua carreira de atriz, Juliana Paes era mais cheinha e os homens a achavam maravilhosa e ganhou bastante dinheiro com sua aparência. Um tempo atrás apareceu bem mais magra e todos comentaram. Se ela já tinha sua beleza, suas curvas tão comentadas, pra que emagrecer mais?

Um tempo atrás vimos uma foto de Jeniffer Love Hewitt, atriz do filme Garfield, sendo criticada por seu corpo mais roliço.

Agora a notícia mais atual foi daquela moça do seriado The O.C.,Misha Bartonque após ser criticada fez um severo regime. Dêem uma olhadinha na aparência cadavérica da moça, que já era bem magra.

E como elas, diversas outras tem essa fixação pela magreza excessiva.

Será que devemos chegar a esses extremos por um corpo, digamos, "perfeito"?

Que beleza há na falta de saúde, depressão, queda de cabelo, pele seca e diversos outros malefícios que essas doenças trazem? Inclusive a morte?

Até quando a mídia vai influenciar milhares de menina saudáveis procurarem um padrão inexistente de beleza? Até quando emagrecer pode ter consequências muito sérias em sua saúde e em sua vida?

Deixe seu depoimento sobre o que acha sobre essa “febre” que tem atingido milhares de mulheres de todas gerações e em todo mundo e qual seu método de dieta saudável.

8 comentários:

Line Simas disse...

Bem, eu não posso falar muito desta "febre", pois eu fui mais um peixe que caiu nesta rede.

Mas agora estou me livrando aos poucos disso.

Quando emagreci 19kg fiquei com imc 21, e eu queria chegar a 50 kg.

Eu estava me matando, pois minha saúde é muito debilitada. Ainda me vejo enorme, mas agora tenho amigos que me ajudam entender que não é bem assim, e que o importante é que eu esteja saudável.

Anônimo disse...

Realmente, tem gente que enlouquece e não adianta, só médicos podem trazer essas pessoas para a realidade novamente.
Melhor um corpo saudável do que esqueleto ambulante.

Viva a saúde!

Sandy disse...

Acho que a mídia tem sim sua parcela de culpa, mas por outro lado n´s tb não estamos acostumados s vermos mulheres normais fazendo sucesso na mídia.
vejamos o exemplo da mulher melancia, nós mulheres somos as primeiras a criticar a menina ao invés de aplaudir alguém q chegou lá com padr~es fora dos padrões midiáticos

Mirelle disse...

Acho que a midia é a grande incentivadora,a cobrança do mundo moderno onde temos que ser lindas, magras e dinamicas faz com que algumas de nos usem esteriotipos como estes com espelho. Fico feliz em saber que tem meninas que mesmo caindo nesta onda, conseguem nadar e sair desta mare. bjs

Line Simas disse...

Pois é, essa tal mulher melancia, ela realmente tem o padrão feminino, mas por estarmos focados nas mulheres magrelas e peitudas , achamos um horror a melancia...



Eu fui mais uma das que ficou horrorizada com a quantidade de bumbum dela

Anônimo disse...

ha ha ha
A Mulher Melancia é totalmente fora do padrão mesmo.
Mas não dá para aplaudir, né, galera.
Desculpas à quem curte, mas trabalhar dançando e fazendo apologia ao sexo do jeito que ela faz... hummmmmm... sei não!

Anônimo disse...

Uiiii...

Será que falei demais?

Anônimo disse...

It isn't hard at all to start making money online in the undercover world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat affiliate[/URL], Don’t feel silly if you have no clue about blackhat marketing. Blackhat marketing uses little-known or little-understood avenues to generate an income online.