Meu novo Blog

Cheque meu novo blog, espero sua visita!

www.elainemartini.blogspot.com

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Post por Bia - http://creepmalkavian.blogspot.com/

VIVA O VERDE!!... PRINCIPALMENTE NA ALIMENTAÇÃO.
Alface, acelga, agrião, chicória, escarola, endívia belga, rúcula

Benefícios:
- Contêm poucas calorias e muitas fibras.
- Algumas variedades contêm muito beta-caroteno, folato, vitamina C, cálcio, ferro e potássio.

O problema é que, geralmente, são consumidas com grandes quantidades de molhos gordurosos ou cremosos com alto teor de gordura.

A salada verde geralmente faz parte de uma refeição saudável e, mesmo que se utilize muitas outras verduras, a alface é definitivamente o ingrediente mais popular. O consumo de alface vem aumentando a cada dia por razões básicas: as pessoas estão se preocupando cada vez mais com sua saúde e consumindo mais frutas e verduras, e o baixo custo da alface e de outras verduras utilizadas nas saladas, agora disponíveis o ano inteiro, graças às técnicas modernas de refrigeração e transporte de alimentos.

As pessoas atentas ao seu próprio peso têm especial predileção pelas saladas - elas contêm poucas calorias, mas saciam a fome, além de serem ricas em fibras.

Uma boa porção de salada pode, muitas vezes, engordar mais do que um filé se for utilizado um molho cremoso muito gorduroso. Existem, contudo, muitos molhos saborosos e pouco gordurosos. Como exemplo, vinagre balsâmico misturado a um pouco de azeite de oliva, ervas e suco de limão, ou iogurte desnatado temperado com alho, salsinha e suco de limão.

Alguns tipos de alface e outras verduras contêm grandes quantidades de beta-caroteno, folato, vitamina C, cálcio, ferro e potássio, mas as quantidades variam consideravelmente de um tipo para outro. No geral, os de coloração mais escura e intensa têm mais beta-caroteno e vitamina C que as variedades mais claras.

Alguns tipos de verduras, como rúcula, chicória, escarola, alface-de-cordeiro e agrião, são mais nutritivas que a alface. Muitas pessoas acham essas verduras inclusive mais saborosas, e hoje elas podem ser encontradas com mais freqüência em restaurantes e mercados. Algumas, como a chicória, a escarola e o agrião, são ligeiramente amargas, mas oferecem um sabor interessante e uma textura contrastante quando adicionadas à salada de alface.

A rúcula, membro da mesma família do brócolis, repolho e outros vegetais crucíferos, tem um sabor picante e apimentado, quando cultivado durante os meses frios da primavera e outono e um sabor mais forte, parecido com o da mostarda se colhido durante o verão. A rúcula é uma das verduras mais nutritivas dentre todas as usadas em saladas: uma xícara contém 2 mg de beta-caroteno, 45 mg de vitamina C, 150 mg de cálcio e 0,5 mg de ferro - tudo isso em uma porção com apenas 12 calorias!

O agrião, outro vegetal crucífero, também está entre os mais nutritivos: uma xícara contém meras 5 calorias, mas proporciona 1,5 mg de beta-caroteno, 15 mg dede vitamina C, 60 mg de cálcio e 0,5 mg de ferro.

As alfaces e outras verduras de coloração mais intensa também contêm um alto teor de bioflavonoides, pigmentos vegetais conhecidos por trabalharem com a vitamina C e outros antioxidantes para prevenir danos às células causadoras de câncer. Podem ser misturadas ou combinadas com uma grande variedade de frutas ou legumes crus, massas frias ou pedaços de frango ou atum para preparar um prato principal com baixo valor calórico e altamente nutritivo.

O espinafre cru também é muito utilizado nas saladas; e apesar de o cozimento tornar alguns de seus nutrientes mais fáceis de serem absorvidos, uma salada de espinafre ainda proporciona boas quantidades de beta-caroteno, folato, vitamina C, cálcio e ferro.

Tipos de Verduras

Existem dezenas de espécies diferentes de alfaces e verduras. Alguns dos mais conhecidos são:

Acelga - Nome comum a diversas variedades dessa espécie, como acelga-crespa, acelga-de-cardo, acelga-japonesa, etc. Suas folhas e talos são consumidos em saladas e refogados.

Agrião - Cresce em leitos de córregos durante o final do inverno e início da primavera. Tem um sabor aguçado e é utilizado também como guarnição ou em sopas.

Alface-americana - Alface crespa de cabeça compacta. Seu valor nutritivo é inferior ao de outras variedades de alfaces e folhas.

Alface-de-cordeiro - Tem folhas pequenas e delicadas. Essa verdura, muito valorizada, pode ser encontrada em delicatessens.

Alface de folha solta - Inclui alfaces de ramos ou folhas verdes ou roxas, assim como outros tipos que não formam cabeças.

Alface lisa - A mais consumida, com folhas soltas, macias e de sabor suave.

Alface romana - Tem folhas verde-escuras, longas e crespas que formam uma cabeça de folhas soltas. É utilizada em receitas de saladas como a salada Caesar.

Chicória e escarola - Verduras semelhantes, com sabor ligeiramente amargo. São nutritivas, mas não muito utilizadas devido ao seu sabor intenso.

Endívia belga - Prima ligeiramente amarga da chicória, é plantada sob uma cobertura de terra para produzir uma cabeça pequena de folhas amarelas claras ou brancas. Oferecem textura e sabor interessante às saladas e pode ser refogada ou cozida no vapor e servida quente.

Rúcula - Assemelha-se ao dente-de-leão, tem um sabor forte e é mais saborosa quando cultivada em baixas temperaturas.

9 comentários:

Daiene Cliquet disse...

Adoro acelga, rúcula, todas as alfaces maaassss, tenho preguiça de preparar, lavar...

A preguiça me condena!!!!


Uma ótima Pàscoa para vc e sua família!
Bjocas
Daiene

Daiene Cliquet disse...

Endívia belga já comi e não gostei, chicória só misturada com alguma coisa, alface romana gosto, mas também tem que ser misturada com alguma coisa, agrião adoro! acelga também adoro.

Espinafre só cozido, cru nem tentei.

Enfim... tem coisas que a gente pode melhorar. Mas a salada campeã aqui em casa é alface e tomate, em segundo lugar vem a beterraba e cenoura crua ralada, rúcula e agrião (empatadas), em terceiro tenho que melhorar a variedade (risos) são só elas mesmo!

BJocas
Daiene

Daiene Cliquet disse...

ah! Também queria pedir desculpas pela minha ausência, é que a coisa aqui em casa tá feia, tenho me ocupado a apenas atualizar meu blog!

Tenham todas uma ótima e light Páscoa!

Bjocas
Daiene

ٷՅiα disse...

haha
Eu tô igual a você, Daiene.
A salada mais comum é alface e tomate - mais porque o marido come também. Mas eu amo de paixão cenoura e beterraba cruas e raladas com molho balsâmico. hhumm...
Amo verduras refogadas: espinafre, bertália, taioba...
Eu odeio o paladar amargo, isso me faz ter poucas escolhas entre as verduras. >.<
Nhaa... mas lavar as folhas é tão fácil: deixa de molho um pouco na água do vinagre e depois enxagua na água corrente e pronto! =]

Jully disse...

tomo suco de espinafre ( pq nao gosto de espinafre) e no suco misturo com outra fruta ai nao fica com gosto,e é equivalente a vc comer 8 kg de espinafre,pq no suco ele bem concentrado!

Daiene Cliquet disse...

Não posso reclamar muito, porque tenho coisas muito legais na cozinha, inclusive aquela máquina que a gente joga as coisas dentro dela e logo sai o suco! É o máximo, mas sou preguiçosaaa, está lá cheia de pó! Esses dias fiz um suco de beterraba, cenoura, pêra e maçã, ficou uma delícia! Mas depois quase arranquei os cabelos para limpar tudo aquilo!

Realmente lavar as verduras é fácil, mas eu tenho uma sorte que sempre encontro um bichinho vivo no prato (risos), uso muito o cloro que vem em gotas próprio para lavar frutas, verduras e legumes. Mesmo depois de deixar de molho naquela água com o cloro, lavo folha por folha em água corrente, fico uma meia hora lavando frente e verso de cada folha procurando bichinhos que possam estar vivo (o trauma é grande - risos).

Bjocas e boa Páscoa
Daiene

Van disse...

As verduras tem sido minhas grandes aliadas na dieta.
Adoro uma salada ou refogado de legumes.
E já faz algum tempo que eu estou propensa a voltar a ser vegetariana.
Bjk

Jully disse...

o resultado nao poderia ter sido outro depois de tantos chocolates...mas graças a deus amanha volta a rotina massacrante e tenho q perder pelo menos esses que ganhei!!

ٷՅiα disse...

Aff! A última semana do desafio caiu na pior semana do ano! Inhaii! >.<
Amanhã não quero nem ver o ponteiro da balança voando pro lado direito. =x