Meu novo Blog

Cheque meu novo blog, espero sua visita!

www.elainemartini.blogspot.com

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Promovendo sua saude

Como voce ja deve saber as regras que se deve seguir no desafio sao simples:


- Beber 2lt de agua


- caminhar 10.000 passos ou fazer qualquer outra atividade fisica


- ingerir 5 porcoes de verduras, legumes ou frutas


Porque esses habitos podem fazer sua vida mais saudavel?



1. Beber 2lts de agua por dia:


Consumindo agua de maneira correta e na quantidade certa, ajuda a acelerar o metabolismo (queimando gorduras mais rapidamente), ajuda a moderar o apetite, deixa sua pele (previne celulite) e cabelos mais bonitos e hidratados, melhora o funcionamento do intestino, etc...


E importante tomar pelo menos 2 litros por dia. Para isso deixe uma garrafinha de agua ao seu lado o dia todo, assim fica mais facil adquirir o habito.


Dois copos de agua a cada meia hora podem ajudar muito. Fazendo isso voce vai reduzir 15% a quantidade de comida nas refeicoes. Se nao consegue parar de comer mesmo satisfeita, tente tomar um copo cheio de agua depois de terminar o prato...


Troque sucos, bebidas alcoolicas e refrigerantes por agua. Agua gelada ajuda ainda mais ja que o corpo gasta calorias para aquecer-se...


Que tal um copo de agua gelada agora??!!



2. Caminhar 10.000 passos ou fazer qualquer outra atividade fisica todos os dias:


Ha 40 anos atras no Japao vou desenvolvida a ideia de que 10.000 passos por dia mantem voce saudavel e em forma sem a necessidade de outros exercicios. Isso quer dizer que desde a hora em que voce levanta da cama, ate os ultimos passos do dia voce deveria ter caminhado 10.000 passos, que totalizam 8km.


Isso parece assutador mas na verdade nao eh. Em uma velocidade normal fazemos 1km em 12 minutos, mas se voce andar um pouco mais devagar ainda vai fazer um quilometro mais vai levar 15 minutos. Isso quer dizer que voce em 2 horas voce ja completou seus 10.000 passos!


A boa noticia tambem eh que a maioria de nos caminha entre 4.000 a 6.000 passos diariamente sem nem notar. Mesmo os mais preguicosos que passam o dia sentados caminham ao menos 2.000.


Caminhando seus 10.000 passos por dia voce ira queimar 500 calorias. COmo voce precisa queimar 3500 calorias para perder 500gr isso quer dizer que voce sera 0,5kg mais magra cada semana!


A melhor forma de contar seus passos e usar um pedometro (que eh um dos premios!). Quando voce souber quantos passos caminha normalmente eh so questao de ir aumentando a quantidade aos poucos, descendo do onibus um ponto antes, andando no shopping, usando escadas, caminhando com seu cachorro, no trabalho indo conversar com seu colega ao inves de enviar um email ou simplesmente aproveitar para dar alguns passos na hora dos comerciais do seu programa favorito!


Vamos la, comece hj mesmo a aumentar seu numero de passos diarios!



3. Ingerir 5 porcoes de verduras, legumes ou frutas:


Frutas e Vegetais ajudam a manter um estilo de vida saudavel. As variadades sao imensas atendendo aos mais diversos paladares...


Comer uma variedade de frutas e vegetais vai proporcionar muitas vitaminas e minerais, alem de otimas fontes de fibra e antioxidantes. Isso é muito importante para sua saude agora e no futuro.


Alem disso frutas e vegetais normalmente sao pobres em gorduras e calorias ajudando a emagrecer e ter um corpo mais saudavel. Reduzem os riscos de doencas cardiacas, cancer e derrames.


Comer suas 5 porcoes de frutas ou verduras vao fazer vc se senir otima por dentro e por fora!


- Legumes ou frutas em latas, congelados, secos contam tambem!


- Batatas nao contam...


- Uma porcao de fruta e verdura tem em torno de 80gr


- Voce pode adicionar verduras ao seu spaghetti bolognesa por exemplo!


5 comentários:

Line Simas disse...

Realmente deixar a garrafinha de água ao seu lado funciona, eu tomo mais de 7 garrafinhas por dia, quase nem ia ao banheiro agora vou direto.

Eu estava muito sedentária, ai decidi com meus amigos aproveitar o verão assim passamos a jogar volei de praia, no começo é bem cansativo , mas depois acustuma e se torna algo divertido.


Sobre as verduras, nem todo mundo faz a própria comida ( como eu ) , mas sempre bato pé por legumes


Abolir refrigerante da vida é uma dádiva, e estou aprendendo isso =)


no final as coisas se ajeitam , e a gente acustuma

Anônimo disse...

Água realmente é muito importante. Eu como sou professora, preciso muito por causa da garganta, deixo minha squeeze por perto e assim também me ajudo com a dieta.
O refrigerante eu ainda não deixei, mas lógico que tomo só o Zero ou Light. Ás vezes também substituo pelo suco Clight que é uma delícia.
Verdura, legumes? Eu não amo de paixão não, mas eu como porque adotei a filosofia de que é preciso. É como um medicamento, não tem gosto bom, mas faz bem para nosso organismo.

ٷՅiα disse...

De tudo minha maior dificuldade realmente é a água. =/
Eu estava com o hábito de deixar a garrafinha comigo, mas desde que comecei academia (essa 2ª feira =P) eu venho perdendo o hábito. - E justamente agora isso não podia acontecer!

Alcione disse...

Para mim ter de andar, ou fazer 10.000 passos por dia é mais difícil, tenho de me policiar, por isso comprei um pedômetro para mim. E no primeiro dia foi um desastre, andei menos que 3.000 passos. Ontem já consegui sair pra caminhar e no total em torno de 7.000. Hoje para eu fazer em torno de 11.000 tive de ser criativa. Andei com o cachorro, fiz o trabalho de casa, daí sai a tardinha pra caminhar/correr, voltei pra casa e fiz mais step, nao foi tao fácil nao, mas adorei, ao final tomei banho e veio a sensacao de dever cumprido. Agora me acostumar com esta rotina de me movimentar pra emagrecer com saúde.
Valeu pela dica do pedômetro, ótima.

Ana disse...

Graças a Deus, consegui a algum tempo adotar esses hábitosa saudaveis!
Os passos, corro na esteira pra alcançar a meta :D